História da Senda

July 22, 2017

Fundada em 1991 pelo Professor Jorge Jefremovas, a Senda  é uma das mais antigas instituições de ensino de Kung-Fu, Tai-Chi-Chuan e Chi Kung do Paraná. O nome "Senda" possui dois significados: o primeiro é o de "caminho", representando um acesso ao crescimento pessoal pelos praticantes; o segundo é o da expressão chinesa "升道" ("Shang Dao"/"Senda"), que significa a elevação do Tao, ou seja, do caminho para o autoconhecimento.

 

Linhagem e Herança Marcial

 

Os professores Jorge Jefremovas e Rodrigo Wolff Apolloni são formados pelo Mestre Lee Chung Deh e pelo Grão-Mestre Chan Kowk Wai, patriarca do Sistema Sino-Brasileiro de Kung-Fu e herdeiro dos Mestres Ku Yu Cheung e Yang Sheung Mo. Jorge é professor de Educação Física, psicólogo e praticante de arte marcial chinesa há mais de trinta anos; Rodrigo é doutor em Sociologia pela UFPR, pratica desde 1986 e se especializou em História da Marcialidade Chinesa.

 

 

 

 

Escolas & Estilos Ensinados

 

Os alunos da Senda têm acesso a rotinas, técnicas e sistemas herdados da tradição marcial chinesa​.​ Entre os estilos estão Shaolin do Norte, Tam Tui, Ton Lon, Garra de Águia, Lo Hap, Tai-Chi-Chuan (Yang e Wu), Pa Kua Zhang e Luo Han. A Senda também conta com professores habilitados nas formas recentes de combate chinês. No campo dos sistemas de Chi Kung, os praticantes têm acesso ao Ba Duan Djin, Shi Er Duan Djin, I Jing Djin, Wai Tan Kung, Zhang Zhuang e ao Pequeno Sino de Ouro.

 

Relevância Social das Ações

 

A Senda promove a mais antiga competição de Kung-Fu do Paraná, a "Copa Senda", realizada desde 1996 e incorporada ao calendário oficial de Curitiba. Em 2011, graças a uma iniciativa acatada pela Câmara de Vereadores, Curitiba promulgou a Lei Municipal que criou o Dia Municipal do Kung-Fu (*). A data é celebrada no dia 13 de abril.​ Atualmente, a Senda pleitea a construção do Memorial Chinês de Curitiba. ​(*) - Projeto de Lei proposto pelo vereador Professor Galdino.

 

Filosofia de Trabalho

 

A filosofia da Senda se baseia na valorização da pessoa. O objetivo do aprendizado marcial, afinal, é ajudar a construir um mundo pautado pela benevolência. Ao visitar a Senda, você perceberá como os valores filosóficos se somam ao trabalho marcial. Valores: benevolência, tolerância, respeito, humildade, coragem, capacidade de aprender com os próprios erros. ​Fontes: Taoísmo, Confucionismo e Budismo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Apresentações empresariais | Kung-fu, Tai Chi, Dança do Leão

January 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

July 22, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATO

(41) 3018-0154

(41) 99124-8843

©2019 SENDA Arte Marcial Chinesa